quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santidade é possível?


“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado”. Jeremias 1, 5
As palavras do livro de Jeremias nos lembram o quanto somos preciosos aos olhos de Deus, pois Ele já pensava em cada um de nós quando criou o seu plano de amor para a humanidade.
Essa verdade é a maior alegria que podemos experimentar, pois nem a maior das decepções pode tirar de nós a certeza de que estamos sendo cuidados e amparados por Deus, que nos conhece e ama como filhos verdadeiros.
Mas você pode se perguntar: qual a relação disso tudo com a santidade?
A resposta é simples: o desejo de buscar a santidade é uma resposta positiva a esse Amor de Deus por nós.
Quando nos sentimos verdadeiramente amados e acolhidos por Deus, nossa vontade é de restribuir a todo esse Amor. E como fazemos isso? Buscando viver a vida de acordo com o plano de Deus para nós, ou seja, buscando a santidade.
Podemos perceber, portanto, que a santidade nada mais é do que o acolhimento da vontade de Deus na nossa vida.
Por isso, jovem, se você quer buscar a santidade, tente antes experimentar um pouco do infinito Amor de Deus por você e abra o seu coração para acolher as Suas palavras.
Tomar a consciência da própria dignidade é o passo mais importante na jornada que nos leva à santidade. Revestidos da condição de filhos queridos de Deus, todo o caminho restante ficará mais fácil, mas, ainda assim, muitas etapas terão que ser vencidas.
O primeiro ponto que precisamos entender é que santidade não é sinônimo de perfeição, pois nem os maiores santos da história da Igreja foram seres humanos perfeitos. Somente Deus é perfeito!
Essa realidade não deve nos desanimar, pois a beleza da busca pela santidade está justamente em cair diversas vezes, mas ter coragem e humildade de se reconhecer pecador, dependente da misericórdia divida e se levantar novamente! Cristo Jesus nos mostra o quanto Deus é humano e o quando os homens podem ser divinos. Contemplando a sua face, podemos sentir o quando Deus nos ama e deseja que retornemos a Sua casa.
Outro aspecto que podemos destacar é que a santidade não é uma conquista instantânea, mas sim um longo processo de vida. Para ilustrar esse argumento, temos o grande exemplo de São Maximiliano Kolbe.
Padre Kolbe doou sua vida para salvar um pai de família no campo de concentração nazista de Auschwitz. Quando olhamos para seu exemplo de vida, nosso primeiro ímpeto é pensar no quanto este grande homem está distante de nossa realidade. Como ele pôde fazer tão grande ato de amor?
O que, entretanto, precisamos perceber é que o que fez de Padre Kolbe um grande santo, não foi esse ato final de sua vida, mas sim uma vida toda dedicada a Deus, à Nossa Senhora e ao próximo. O ponto importante disso tudo é que Maximiliano Kolbe foi trilhando aos poucos o caminho da santidade e que cada pequena oferta de si mesmo o preparou para a grande oferta da sua vida!
Por isso, jovem, quando você contemplar os grandes santos da igreja, tente descobrir suas histórias de vida, pois você verá que eles foram homens e mulheres com dificuldades, problemas e pecados, mas que, acima de tudo, optaram por acolher o sonho de Deus em suas vidas.
Todos nós somos um sonho de Deus, pois, como falamos no início deste texto, Ele já havia pensado em cada um de nós antes da criação. Então, porque você não assume a sua condição!
Santidade é desafio! Santidade é correr contra a onda do mundo de hoje! Santidade é ir além do óbvio!
Você tem coragem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário